
Bulhõesdigital
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovou o projeto do deputado Pedrossian Neto que inclui a Campanha Fogo Zero no Calendário Oficial de Eventos do estado. A medida transforma a iniciativa em uma ação oficial e permanente de prevenção a incêndios florestais.
A campanha será realizada anualmente no mês de maio, com foco em ações educativas, capacitações e mobilização social para prevenir queimadas em vegetação nativa e florestas plantadas.
O deputado Pedrossian Neto destacou a importância do projeto:
“Nosso Estado tem um patrimônio ambiental muito grande. Somos um Estado do agro, da produção e da agropecuária e nós precisamos nos conscientizar da necessidade de combater as queimadas e fazer um trabalho mais forte, envolvendo todos os agentes sociais, para que possamos evitar ao máximo esse problema.”
A iniciativa conta com o apoio da Reflore/MS (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas), que reforçou a necessidade de intensificar a conscientização. Em 2024, Mato Grosso do Sul registrou mais de 11 mil focos de calor e mais de dois milhões de hectares queimados, gerando sérios impactos ambientais e econômicos.
O projeto segue agora para a sanção do Governo do Estado.
Imagem: Eduardo Cesar