Educação e formação docente: PROLEEI promove capacitação para professores da Educação Infantil em Aparecida do Taboado

Bulhõesdigital
A Secretaria Municipal de Educação de Aparecida do Taboado realiza, nesta quinta-feira (29 de outubro de 2026), mais uma etapa presencial do Programas de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (PROLEEI). O encontro ocorre na Sala de Reuniões da própria Secretaria e reúne educadores e professores da rede pública municipal de ensino voltados às turmas de primeira infância.
Com foco no aprimoramento das práticas pedagógicas em sala de aula, a formação aborda a integração de múltiplas linguagens no cotidiano escolar, estimulando a aprendizagem interativa de crianças nos primeiros anos do ciclo educacional.
Fatos Rápidos do Encontro de Formação PROLEEI
| Item | Detalhe |
| Programa | PROLEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil) |
| Data do Encontro | Quinta-feira, 29 de outubro de 2026 |
| Local | Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Educação |
| Público-Alvo | Professores e educadores da Educação Infantil da rede municipal |
| Tema Central | “Outras linguagens na Educação Infantil: a matemática, a cultura escrita e a natureza como práticas sociais e pedagógicas” |
| Promotora | Secretaria Municipal de Educação de Aparecida do Taboado |
| Objetivo | Fortalecimento do trabalho docente e qualificação do ensino na primeira infância |
Práticas Pedagógicas e Múltiplas Linguagens na Primeira Infância
A formação promovida pelo PROLEEI busca diversificar os métodos de aprendizagem para além da alfabetização e leitura convencionais:
-
Abordagem Multidisciplinar: A capacitação orienta a inserção do raciocínio matemático, da cultura escrita e da observação da natureza no dia a dia das crianças como práticas pedagógicas vivenciais e sociais.
-
Estímulo ao Desenvolvimento Integral: O programa foca no fortalecimento do repertório dos professores para desenvolver atividades que estimulem a curiosidade, a criatividade e a interação motora e cognitiva das crianças durante a etapa inicial do percurso escolar.
Imagem: Divulgação




