
Bulhõesdigital
O prazo para o pagamento da primeira parcela do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2026 termina nesta sexta-feira, 30 de janeiro. A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MS) alerta aos proprietários que optaram pelo parcelamento para que fiquem atentos à data e evitem a incidência de juros.
Para quem pagou em cota única até o prazo anterior, o governo concedeu um desconto de 15%. Agora, o foco se volta para o calendário escalonado.
Fique de Olho no Calendário
Quem dividiu o imposto deve programar os próximos pagamentos para o final de cada mês. Confira as datas de vencimento:
-
1ª parcela: 30 de janeiro (Hoje);
-
2ª parcela: 27 de fevereiro;
-
3ª parcela: 31 de março;
-
4ª parcela: 30 de abril;
-
5ª parcela: 29 de maio.
Como é calculado o valor?
O cálculo em Mato Grosso do Sul utiliza critérios técnicos baseados no valor de mercado do veículo. A Sefaz utiliza a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para estipular o valor venal de veículos usados. Sobre esse valor, aplicam-se as alíquotas estaduais:
-
1,5%: Caminhões, ônibus e micro-ônibus;
-
2,0%: Motocicletas;
-
3,0%: Automóveis de passeio e utilitários.
Para onde vai o dinheiro?
Muitos motoristas desconhecem o destino do imposto pago. Do total arrecadado com o IPVA, 50% ficam com o Governo do Estado e os outros 50% são repassados imediatamente ao município onde o veículo está emplacado.
Esses recursos não são “carimbados” (ou seja, não precisam ser gastos apenas com ruas e estradas). Eles entram no caixa único e financiam políticas públicas essenciais como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura urbana.
Isenções e Transparência
A legislação estadual garante isenção para veículos com mais de 15 anos de fabricação, além de benefícios para taxistas, mototaxistas e veículos a gás natural (GNV). Pessoas com deficiência (PCD), autistas ou com Síndrome de Down têm direito a redução de 60% no imposto.
Ontem (29), a Sefaz publicou no Diário Oficial o Edital Confirmatório do Lançamento, listando os veículos registrados para fins de transparência, sem indicar pendências. Todas as consultas e boletos podem ser emitidos pelo site oficial: www.sefaz.ms.gov.br.
Imagem: Divulgação





