
O Estado iniciou nesta segunda-feira a campanha “MS Vacina Mais: Sarampo”, que será realizada até 30 de agosto em todos os municípios. A iniciativa tem como meta aumentar a cobertura vacinal e identificar pessoas que ainda não completaram o esquema contra a doença.
A campanha define doses específicas conforme idade. Crianças de 6 a 11 meses recebem a dose zero, considerada de intensificação. A partir de 12 meses, são necessárias duas aplicações, aos 12 e 15 meses.
No caso dos adultos, até os 29 anos devem ser aplicadas duas doses, enquanto pessoas de 30 a 59 anos recebem dose única. Os trabalhadores da saúde também precisam ter duas doses registradas.
Para idosos, a imunização depende de avaliação clínica, a fim de verificar riscos e necessidades. Já as gestantes e crianças menores de 6 meses não devem ser vacinadas, seguindo recomendação médica.
As unidades de saúde de cada município são os pontos de atendimento para atualização da caderneta e aplicação da vacina. A orientação da Secretaria de Saúde é que pais e responsáveis procurem o posto mais próximo para garantir a proteção das crianças.
O sarampo é uma infecção viral altamente contagiosa que pode provocar complicações respiratórias e neurológicas. Com a intensificação da vacinação, o governo busca reduzir o risco de circulação do vírus no estado.