DestaquesGeral

Alerta Meteorológico: Formação de ciclone extratropical e avanço de frente fria mudam o tempo em MS nesta terça-feira

Bulhõesdigital

O clima de veranico deu uma trégua e os sul-mato-grossenses devem preparar o casaco e o guarda-chuva. Mato Grosso do Sul terá um dia marcado por temperaturas amenas, vento e forte instabilidade nesta terça-feira (9 de junho de 2026).

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o grande responsável pela virada no tempo é a formação de um ciclone extratropical associado ao avanço de uma frente fria entre hoje e quarta-feira (10). O fenômeno ganha força devido ao choque entre o intenso transporte de calor e umidade vindos do Norte do país e a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, o que favorece pancadas de chuva e queda nas temperaturas em várias regiões.

Sul do Estado em Alerta para Chuva e Vento

A instabilidade atinge primeiro a faixa Sul e a fronteira do estado. Cidades como Ponta Porã, Dourados, Sete Quedas e Paranhos amanhecem sob a ameaça de temporais isolados e rajadas de vento provocadas pelo ciclone em formação no continente.

  • Manhã: Pancadas de chuva volumosas e céu completamente encoberto no Sul;

  • Tarde/Noite: A instabilidade perde força nessas localidades e o tempo tende a firmar com a entrada do ar frio, deixando a noite gelada.

Nas demais regiões, incluindo a Costa Leste, o Bolsão e o Pantanal, o dia será de “sol entre nuvens”, mas com o céu mudando de cor rapidamente e ventos soprando com maior intensidade.

Raio-X das Temperaturas por Cidade

Os termômetros vão registrar uma amplitude térmica acentuada, com marcas mínimas batendo na casa dos 14°C nas madrugadas e máximas que não devem passar dos 29°C. Confira as projeções do Climatempo para esta terça-feira:

Município / Região Temperatura Mínima Temperatura Máxima Condição do Tempo para o Dia
Paranaíba (Bolsão)  14°C  29°C Sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado
Ponta Porã (Fronteira)  15°C  25°C Chuva pela manhã; tempo firme e frio à noite
Sete Quedas (Cone Sul)  16°C  23°C Pancadas de chuva de manhã e muitas nuvens à tarde
Paranhos (Sul)  16°C  23°C Chuva matinal; céu nublado à tarde e firme à noite
Três Lagoas (Costa Leste)  16°C  29°C Sol entre muitas nuvens, alternando com céu cinzento
Campo Grande (Capital)  17°C  29°C Nublado o dia todo, com rápidas aberturas de sol
Dourados (Grande Dourados)  17°C  26°C Sol com nuvens, chuva passageira e noite firme
Corumbá (Pantanal)  20°C  29°C Ensolarado com variação de nuvens e períodos nublados

O surgimento desse ciclone extratropical acende o sinal de alerta, mas para o produtor rural de Mato Grosso do Sul, essas pancadas de chuva isoladas em junho chegam em boa hora para aliviar a umidade do solo e dar uma trégua na poeira e na secura que castigam as pastagens nesta época do ano. Para quem mora na cidade, a recomendação é não sair de casa sem um agasalho leve e o guarda-chuva no banco do carro, porque com a pressão atmosférica instável desse jeito, o céu limpo de agora pode virar temporal em questão de minutos.

Imagem: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor. Desabilite seu bloqueador de Anúncios e Pop-UP para uma melhor experiência!