
por
Nesta segunda-feira (24), 37 prefeitos e prefeitas participaram da Assembleia Geral da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), com pauta voltada à definição das estratégias institucionais e prioridades de atuação para o ano de 2026.
O presidente da entidade, Thalles Tomazelli, destacou que a reunião tratou do planejamento das ações deste ano, com foco na defesa dos municípios e na articulação conjunta dos gestores municipais. Segundo ele, a mobilização política e institucional é fundamental para enfrentar pautas que impactam diretamente a realidade das administrações locais.

“Discutimos o planejamento de 2026 e a mobilização em Brasília para defender pautas que afetam diretamente os municípios”, afirmou.
Tomazelli também ressaltou a importância da união entre prefeitos e prefeitas de todas as regiões do Estado para fortalecer o municipalismo e garantir avanços concretos para a população sul-mato-grossense. O presidente reforçou ainda que a atuação da entidade mantém como prioridade as pessoas, as gestões municipais e os servidores públicos envolvidos na administração local.
Entre os encaminhamentos discutidos está a organização da participação na XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, mobilização nacional promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que será realizada entre os dias 18 e 21 de maio, em Brasília.

A pauta inclui ainda os preparativos para o 4º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, confirmado para os dias 8, 9 e 10 de junho, reunindo gestores municipais de todas as regiões do Estado e consolidando-se como um dos principais eventos do calendário institucional do municipalismo sul-mato-grossense.
A Assembleia Geral reforça o papel da entidade como espaço de articulação política e administrativa entre os municípios, com foco no fortalecimento da gestão pública local ao longo de 2026.
Fotos: Edson Ribeiro




