Campo GrandeDestaquesGeralPolítica

Adriane reduz pela metade desconto do IPTU à vista para 2026 em Campo Grande

Bulhõesdigital

Campo Grande, MS – A Prefeitura de Campo Grande, sob gestão de Adriane Lopes, publicou nesta quarta-feira (12) um decreto no Diário Oficial que altera as regras de lançamento e pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), reduzindo drasticamente o desconto concedido aos contribuintes que optam pelo pagamento à vista.

Acostumado com descontos de até 20% para a quitação do IPTU em cota única, o campo-grandense terá a chance de obter apenas 10% de desconto para o pagamento à vista do imposto em 2026, conforme o decreto assinado pela prefeita Adriane Lopes.

 

 Reajuste e Fim das Cores

 

Os carnês do IPTU 2026 virão com um reajuste de 5,32% sobre o valor aplicado no último ano, percentual que corresponde à variação da inflação (IPCA-E) no período, calculado pelo IBGE. Esse reajuste já havia sido divulgado pela secretária Municipal de Fazenda, Márcia Helena Hokama, e pela prefeita.

Outra mudança aparente é o fim da distinção por cores nos carnês (azul para contribuintes sem débitos e amarelo para os com pendências), um método tradicionalmente utilizado pela administração.

 

 Bônus IPTU Azul é Mantido

 

O decreto mantém o benefício do Bônus IPTU Azul para contribuintes que não possuem débitos com o município. O desconto de 10% é aplicado sobre o valor do IPTU e da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares.

O decreto esclarece a forma de aplicação cumulativa dos descontos:

“A concessão do Bônus IPTU Azul será efetivada independentemente de requerimento do contribuinte, mediante a redução de 10% (dez por cento) no valor lançado, e, sobre o valor já deduzido, será aplicado o desconto para pagamento à vista, conforme a opção do contribuinte.”

 

 Valores e Prazos

 

O prazo final para o pagamento do IPTU à vista em 2026 é o dia 12 de janeiro. Esta é também a data de vencimento da primeira parcela para aqueles que optarem por dividir a quitação do imposto em até 12 vezes.

A Prefeitura de Campo Grande não forneceu, até o fechamento da matéria, o total de carnês que serão emitidos, a previsão de arrecadamento nem a estratégia por trás da redução do desconto de 20% para 10%.

Imagem: Divulgação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor. Desabilite seu bloqueador de Anúncios e Pop-UP para uma melhor experiência!