Chapadão do Sul

SUL-CHAPADENSE é destaque num dos maiores desafios de robótica agrícola do mundo nos Estados Unidos.

O sul-chapadense Regimar Garcia dos Santos integra a equipe premiada do Laboratório de Horticultura de Precisão da Universidade da Geórgia (EUA) que criou uma plataforma robótica que permite a pulverização de operações de drones controladas por um telefone celular. Ele fez Engenharia Agronômica na UFMS. Entrou em 2017 e terminou no final de 2020 com colação de grau em 4 anos num curso com 5 anos de duração. Regimar faz Ph.D Universidade da Geórgia, a instituição que recebeu as  principais honrarias no “Farm Robotics Challenge 2025”. Trata-se dos maiores desafios de robótica agrícola do mundo.

Regimar fez o ensino médio na Escola Estadual Jorge Amado, Bacharelado e Mestrado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). E este ano  vai defender o doutorado, em julho, provavelmente nos Estados. Sua equipe nos EUA tem 8 integrantes e 7 são brasileiros

MAIOR desafio de robótica do mundo

Em meio a uma competição que reuniu 34 universidades de sete países e desafiou centenas de estudantes a desenvolver soluções tecnológicas para os maiores problemas da agricultura moderna, a equipe da Universidade da Geórgia (UGA) brilhou ao conquistar o prêmio principal do Farm-ng Challenge 2025, realizado no último dia 8 de maio, em Davis, Califórnia.

A vitória, no entanto, não veio sem desafios. Desenvolver o projeto mais inovador entre dezenas de propostas exigiu meses de trabalho intenso, testes de campo, integração de hardware e software e muita resiliência. O protótipo vencedor foi uma plataforma robótica móvel para pulverização automatizada, capaz de operar com drones, carregando tanques de água, reservatórios de produtos químicos, misturadores autônomos e geradores. Tudo controlado por smartphone, com o objetivo de tornar a aplicação de defensivos mais eficiente, sustentável e com menos dependência de mão de obra.

Entre os integrantes da equipe premiada, está o brasileiro Regimar Garcia dos Santos, de Chapadão do Sul (MS). Agrônomo formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e mestre em Produção Vegetal pela mesma instituição, Regimar segue atualmente seu doutorado em Melhoramento Genético de Plantas pela UNESP sob orientação do Prof Dr. Paulo Eduardo Teodoro e, ao mesmo tempo, já iniciou um segundo doutorado em Agricultura de Precisão na Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos,sob orientação do Prof Dr. Luan Oliveira, onde tem se dedicado à aplicação de inteligência artificial no auxílio aos programas de melhoramento genético de mirtilo da UGA no campus de Tifton, GA.

“Foi uma experiência única. Saber que um projeto que começou com ideias simples no laboratório hoje é reconhecido mundialmente, e ainda mais poder representar minha cidade e o Brasil em algo tão grande, é emocionante”, Regimar.

A importância do Farm-ng Challenge vai muito além dos prêmios em dinheiro. Organizado pela Universidade da Califórnia (UC ANR) em parceria com o Instituto de IA para Sistemas Alimentares de Próxima Geração e com apoio da empresa Farm-ng, o evento é um marco no incentivo à inovação para a agricultura sustentável. Além de premiar soluções como o robô da UGA, o desafio serve de vitrine global para o futuro da mecanização no campo.

Nos anos anteriores, o prêmio foi para projetos de capina autônoma (2024) e robôs de apoio à colheita (2023), demonstrando o avanço constante na busca por alternativas inteligentes, acessíveis e adaptadas à realidade do produtor rural.

Com a vitória da UGA em 2025, o Brasil também se faz presente no protagonismo da robótica agrícola global — e Chapadão do Sul, agora, tem um nome marcado nessa conquista.

Link para a matéria: https://ucanr.edu/blog/anr-news-releases/article/university-georgia-wins-top-honors-2025-farm-robotics-challenge

 

chapadensenews.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor. Desabilite seu bloqueador de Anúncios e Pop-UP para uma melhor experiência!