VÍDEO: Rio Salobra transborda e cheia dá verdadeiro espetáculo no Pantanal de Miranda

Liana Feitosa
O influenciador Felipe Alves, de 19 anos, cresceu cercado das belezas naturais de Mato Grosso do Sul. Na última terça-feira (10), ele registrou imagens impressionantes do “quintal” de casa, uma amostra da cheia no Pantanal sul-mato-grossense.
A região é o Pantanal de Miranda, a cerca de 230 km de Campo Grande. “Sempre vivi no Pantanal, e através das minhas redes sociais tento mostrar um pouquinho de toda essa beleza abundante”, conta Felipe, que também atua como guia.
Com as águas invadindo cada cantinho do bioma, o influenciador decidiu registrar o momento. “A gente está numa época de muita cheia. O Rio Salobra, na verdade, é bem cristalino, mas devido à presença dos camalotes, ele ficou bem preto e, [por causa das chuvas], subiu muito e acabou cobrindo toda aquela região”, relata.
Os camalotes são plantas aquáticas flutuantes, como os aguapés. No Pantanal, essas plantas acabam formando grandes bancos densos de vegetação, chamados também de “ilhas flutuantes”, nas baías e nos rios do bioma.
Neste ano, as águas subiram tanto que é possível vê-las cobrindo os pneus da caminhonete usada na exploração da área. Por cima, um drone registra o espetáculo. Apesar de mais escura, a água ainda apresenta transparência, em tons de marrom evidenciados pelo show da natureza.
Além da exuberância das águas, as imagens flagram um pouco da fauna da região, com capivaras nadando às margens da estrada, deixando o espetáculo ainda mais completo.
O cenário representa um alívio após tantos ciclos com chuvas abaixo da média e seca severa no Pantanal de MS, especialmente entre os anos de 2021 e 2024.
“A última cheia que tivemos assim foi há 7 anos, então essa é uma das maiores cheias dos últimos anos aqui na região”, completa o guia.
Confira as imagens:
(Foto: Reprodução / Vídeo Felipe Alves)
Midiamax




