
Cobra considerada extremamente venenosa, uma cascavel (Crotalus durissus) adulta não reagiu nada bem ao ser capturada dentro de uma empresa na cidade de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul. Durante o resgate, o animal teve um comportamento brutal e agressivo, registrado em vídeo pela PMA (Polícia Militar Ambiental), na terça-feira (13).
De acordo com o Batalhão da PMA, o regate foi realizado em uma área industrial do município após a corporação ser acionada para intervir em uma situação de risco envolvendo a espécie peçonhenta, conhecida por ter um chocalho no rabo que anuncia sua presença.
A cascavel estava em um gramado na área externa da empresa, próxima aos tanques de combustível. A equipe então realizou o manejo seguro do réptil, que foi devidamente acondicionado em uma caixa de transporte apropriada.
Durante o manejo, no entanto, a cobra apresentou comportamento hostil e reagiu violentamente ao ser tocada pela pinça do policial. Num primeiro momento, ela atacou o instrumento. Depois, já capturada, se debateu para tentar escapar.
Por estar em uma mureta de varanda bem ao lado da cobra, o policial responsável pela captura não foi atingido por nenhuma das investidas do animal. Confira:
O destino da cascavel
Após uma inspeção visual, a equipe verificou que a cobra não possuía ferimentos e se encontrava saudável, pronta para retornar à natureza. O animal então foi devolvido ao seu habitat natural, em local afastado da área urbana e de atividades humanas.
A PMA reforça a importância da atitude da empresa em acionar os especialistas. Em casos de encontro com serpentes peçonhentas, a orientação é nunca tentar a manipulação por conta própria e manter o monitoramento visual à distância até a chegada da Polícia Militar Ambiental.
Vale lembrar que a cascavel possui um veneno potente que afeta o sistema nervoso e muscular, podendo causar paralisia e insuficiência respiratória, sendo responsável por muitas mortes no Brasil. Ela é facilmente identificada pelo chocalho na cauda, mas, embora perigosa, é tímida e só ataca se ameaçada, avisando sua presença antes.





