Três Lagoas (MS) se destaca como polo de desenvolvimento com a expansão da indústria de celulose

Três Lagoas consolida-se como um dos principais polos de crescimento de Mato Grosso do Sul, liderando a geração de empregos e abertura de empresas no estado. Com a presença das gigantes da celulose Suzano e Eldorado, o município se tornou referência em desenvolvimento econômico, atraindo trabalhadores, investimentos e transformando também cidades vizinhas como Ribas do Rio Pardo, Inocência e Bataguassu, agora parte do chamado “Vale da Celulose”.
A abertura de novas fábricas exige mão de obra em larga escala, como no caso de Inocência, que com a construção da unidade da Arauco, passou a demandar cerca de 14 mil trabalhadores, o que mais do que dobrou sua população. O crescimento da indústria impulsiona outros setores como hotelaria, alimentação, saúde, transporte e construção civil.
Segundo dados da Jucems, em junho de 2025 foram abertas 1.022 empresas no estado, alta de 15% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Três Lagoas aparece entre os municípios com maior número de novos registros, com 43 empresas abertas no período.
De acordo com Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), o crescimento econômico de Mato Grosso do Sul é sustentado por diversos fatores. “O primeiro e mais importante motivo que atrai empresas e fomenta os negócios é a vitalidade da economia. Estamos crescendo em todos os setores de atividades econômicas, o Governo do Estado investe mais de 15% da receita corrente líquida, temos uma legislação moderna de liberdade econômica que agiliza e destrava o processo de implantação de empresas. São fatores que favorecem o empreendedorismo e formam um ciclo sustentável para novos negócios”, concluiu.
Foto: Prefeitura Três Lagoas