“Sons do Pantanal” chegará a Aparecida do Taboado com concerto gratuito nesta sexta (12)

Formada por 13 músicos e instrumentos que vão do violino ao piano, a camerata idealizada e dirigida pelo maestro, violinista e pesquisador Francis David Vidal transforma gêneros regionais, como chamamé, guarânia, polca paraguaia, rasqueado, cururu e siriri, em obras de música de câmara com arranjos inéditos.
Segundo Francis, a proposta do Ensemble é revelar novas leituras para ritmos tradicionais, aproximando-os do universo da música de concerto.
“Meu desejo sempre foi mostrar ao Brasil e ao mundo que nossa música carrega uma força estética imensa. O chamamé, a guarânia e tantos outros ritmos do MS fazem parte do nosso território emocional. Transformá-los em obras camerísticas é dialogar com nossa história, preservando sua essência e expandindo seus horizontes sonoros”, afirma.
O maestro destaca ainda a sofisticação presente nos gêneros regionais. “Ao estudar esses ritmos, descobri o quanto são naturalmente refinados. Cada arranjo revela uma riqueza estrutural que floresce no timbre das cordas. A música sul-mato-grossense é profunda, complexa e merece ocupar todos os palcos”, completa.
A formação da Camerata é composta por:
Maestro e solista: Francis David Vidal
Violinos: Rene de Freitas, Emanuel dos Anjos, Gabriel Domingues, Eliseu Machado, Edvan Cecílio e Pedro Oliveira
Violas: Felipe Zamian e Mayra Leite
Cellos: Ricardo Meira e Milena Gregório
Contrabaixo acústico: Giovana Contador
Piano: Wellington Delamare
Equipe técnica: Eliana Branicio (intérprete de Libras), monitor de acessibilidade e Mara Martins (produtora executiva).






