AgronegóciosCanaisDestaquesGeral

Setor de Papel e Celulose impulsiona geração de empregos formais em Mato Grosso do Sul

Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose de Mato Grosso do Sul (SINPACEMS) destaca o papel-chave do setor na geração de empregos formais no estado, reforçando a contribuição das empresas associadas para o fortalecimento do mercado de trabalho regional.  Nos últimos 12 meses, no período de dezembro de 2024 a novembro de 2025, o estado de Mato Grosso do Sul acumulou saldo positivo de 16.368 empregos formais, de acordo com o levantamento da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação com base nos dados do Painel de Informações do Novo Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

A participação das associadas do sindicato teve desempenho expressivo na geração de oportunidades de trabalho em 2025 com quase 4 mil admissões. A Eldorado Brasil Celulose liderou em número de contratações, com 2.002, sendo 366  somente de mulheres. A Suzano, nas operações industriais e florestais em MS, registrou 1.868 vagas de emprego preenchidas, incluindo 556 trabalhadores do sexo feminino. A São José Papel e Embalagens contratou 80 pessoas em 2025, sendo 20 mulheres e a Sylvamo contabilizou 35 admissões, com 13 novas colaboradoras.  Ao todo, as empresas associadas geraram 3.985 novos postos de trabalho, contribuindo diretamente para a inclusão de profissionais no mercado formal e impulsionando a participação feminina na força de trabalho no setor.

“A presença do segmento de papel e celulose na economia sul-mato-grossense reforça a importância da indústria para a diversificação do mercado de trabalho e para o desenvolvimento socioeconômico da região. A contribuição do setor se reflete não apenas nos números absolutos de empregos formais, mas também no impacto positivo sobre a economia local, com geração de renda e fortalecimento de cadeias produtivas relacionadas. Entre os novos empregos gerados, a participação de mulheres demonstra o compromisso das empresas com diversidade de oportunidades e com a capacitação profissional no setor industrial”, afirma o presidente do SINPACEMS, Elcio Trajano Jr.

De acordo com o governo do estado, Mato Grosso do Sul apresenta atualmente a quarta menor taxa de desemprego do país, e a rotatividade observada no mercado de trabalho é característica de um cenário ainda aquecido, impulsionado pela instalação de grandes empreendimentos no Estado.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

CONTEXTO MÍDIA

www.contextomidia.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor. Desabilite seu bloqueador de Anúncios e Pop-UP para uma melhor experiência!