Camapuã-FigueirãoCanaisDestaquesPolítica

Sabino Corrêa Soares: o primeiro representante da Pontinha do Cocho na Câmara Municipal de Camapuã

Bulhões Digital

A história política de Camapuã e das regiões vizinhas guarda o nome de Sabino Corrêa Soares como símbolo de dedicação e pioneirismo. Em 1978, ele se tornou o primeiro representante da região da Pontinha do Cocho a assumir uma cadeira na Câmara Municipal de Camapuã, que na época abrangia também os atuais municípios de Costa Rica, Figueirão e São Gabriel do Oeste.

Candidato a vereador com forte representatividade nas comunidades de Santa Tereza (atualmente pertencente ao município de Figueirão) e Pontinha do Cocho (hoje parte de Camapuã), Sabino foi eleito com cerca de 300 votos — uma expressiva votação para a época. Seu mandato foi marcado por compromisso com a população rural e atuação firme em defesa das necessidades das regiões mais afastadas da sede do município.

Em uma época em que o cargo de vereador era exercido de forma voluntária, sem remuneração, Sabino enfrentava grandes desafios logísticos para cumprir suas obrigações legislativas. Morando em Santa Tereza, ele se deslocava até Camapuã de carona para participar das sessões da Câmara, e voltava da mesma forma para casa — uma rotina que ilustra seu comprometimento com o mandato e com a comunidade que representava.

Seu trabalho, mesmo sem estrutura ou recursos, é lembrado como exemplo de dedicação ao bem público, típico do chamado “munus público” — expressão que caracteriza funções exercidas por dever moral e cívico, sem contrapartida financeira.

Além da atuação política, Sabino Corrêa também teve papel decisivo na formação do patrimônio urbano de Santa Tereza, hoje pertencente ao município de Figueirão. Ele doou, de sua própria área rural, 10 hectares para a formação do núcleo urbano da comunidade. Para custear parte das despesas com a estruturação do local, vendeu lotes por valores simbólicos — um salário mínimo — e fez doações importantes, como os terrenos onde hoje estão instaladas a escola e a quadra da comunidade.

O nome Santa Tereza, aliás, carrega uma homenagem pessoal e afetiva: foi dado por Sabino em memória de sua mãe, Teresa Roza Lemos, casada com Raimundo Corrêa Soares. A escolha do nome demonstra não apenas gratidão familiar, mas também o desejo de eternizar suas raízes na história do lugar que ajudou a erguer.

A trajetória de Sabino Corrêa Soares permanece como um marco na história política regional, especialmente para a comunidade da Pontinha do Cocho e Santa Teresa, que teve nele seu primeiro porta-voz no Legislativo municipal. Seu legado inspira novas gerações de lideranças locais, comprometidas com o desenvolvimento e a representatividade das comunidades rurais.

Colaborou Etevaldo Vieira de Oliveira / Fotos: Arquivo Pessoal Etevaldo Vieira de Oliveira

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor. Desabilite seu bloqueador de Anúncios e Pop-UP para uma melhor experiência!