
Bulhõesdigital
A Ferrovia Malha Oeste, que atravessa 600 quilômetros de Mato Grosso do Sul, recebeu um novo e decisivo impulso para sua retomada. O Ministério dos Transportes e a ANTT incluíram o projeto no calendário de concessões de 2026, com a abertura do edital prevista para abril e o leilão em julho do próximo ano.
Considerada vital para a competitividade do estado, a ferrovia conecta Corumbá (MS) a Mairinque (SP) e está no centro da nova Política Nacional de Concessões Ferroviárias. O empreendimento tem estimativa de R$ 35,7 bilhões em obras e mais R$ 53,5 bilhões durante a operação.
O Secretário Jaime Verruck (Semadesc) celebrou o anúncio como um “avanço estratégico para o futuro logístico de Mato Grosso do Sul”, após anos de tratativas e interrupções no Tribunal de Contas da União (TCU).
“Agora, finalmente, temos um novo caminho. Com o anúncio do Ministério dos Transportes, a Malha Oeste aparece como a segunda ferrovia do cronograma de concessões, com leilão previsto já para julho do próximo ano, e isso é extremamente positivo”, afirmou o secretário.
A nova concessão é vista como um divisor de águas para MS, com potencial para transformar o corredor de exportações do Estado e reduzir custos de escoamento de minérios, celulose e combustíveis.
Imagem: Divulgação






