Publicados Resultado de Prova Física e Convocação para Exames Médicos da Guarda Civil de Costa Rica

Além disso, foi lançado o Edital nº 010/2025, que convoca os candidatos aprovados para a entrega dos exames de saúde exigidos nesta etapa do certame. De acordo com as orientações, os documentos devem ser apresentados entre os dias 5 e 16 de dezembro de 2025, seguindo os critérios estabelecidos no edital inicial para garantir transparência e padronização do processo.
A lista de exames inclui itens como hemograma completo, glicose, creatinina, exame toxicológico com janela de detecção de 90 dias e atestado médico confirmando aptidão física ao cargo. Os custos dos exames serão arcados pelos próprios candidatos, e todos os documentos deverão ter data máxima de até 90 dias antes da entrega. Detalhes adicionais estão especificados no edital publicado no Diário Oficial do Município.
O exame de eletrocardiograma (ECG) é obrigatório apenas para candidatos com 40 anos ou mais. Aqueles com menos de 40 anos não precisam apresentar este exame. Os candidatos mais velhos devem levar o ECG conforme as instruções e prazos em comunicados e editais específicos da fase de saúde. A informação foi divulgada em 5 de dezembro de 2025 no Edital de Comunicado Oficial.
Já o exame toxicológico exigido para o concurso público seguirá os mesmos padrões do DETRAN para as categorias D e E, focando nas mesmas classes de drogas. Os candidatos devem estar atentos aos procedimentos e prazos do edital e buscar laboratórios credenciados. O ato está no Edital de Comunicado Oficial, de 4 de dezembro de 2025.
A Comissão Organizadora do Concurso Público avisa que candidatos sem o esquema vacinal completo da vacina Antitetânica devem receber a primeira dose durante a avaliação de saúde e assinar um Termo de Compromisso para completar a vacinação no prazo estabelecido. Aqueles que seguirem essas instruções não serão eliminados. É recomendado que todos verifiquem seu cartão de vacinação antes da entrega dos exames.
O prefeito, delegado Cleverson Alves dos Santos e o diretor-adjunto da Fronte Concursos, Everton Alves Lopes, reforçaram o compromisso com a transparência e eficiência durante todo o concurso público. Segundo eles, essas etapas garantem que apenas candidatos aptos técnica e fisicamente avancem no processo seletivo, assegurando a qualidade do efetivo da Guarda Civil Municipal.
Os interessados podem acessar mais informações no Diário Oficial do Município no site oficial da Prefeitura de Costa Rica e da Fronte Concursos. Essa fase é decisiva para os participantes que almejam ingressar na Guarda Civil, que vai desempenhar um papel fundamental na segurança pública da região.






