Campo GrandeDestaquesGeral

Proteção em Rede: MS inaugura uma Sala Lilás por semana em março e amplia acolhimento no interior

Bulhõesdigital

CAMPO GRANDE (MS) – O modelo da Sala Lilás, estruturado dentro das delegacias de Polícia Civil, rompe com o ambiente frio das unidades policiais tradicionais. Segundo a delegada Elaine Benicasa, assessora de projetos da instituição, o espaço exclusivo é um convite para que a mulher se sinta segura ao denunciar, sabendo que haverá um local digno para ela e, muitas vezes, para seus filhos.

O Balanço das Entregas (Março/2026)

O cronograma acelerado de março reforçou a rede em pontos estratégicos do estado:

  1. Cassilândia: Inaugurada como parte das ações do mês da mulher.

  2. Caracol, Rochedo e Corguinho: Unidades entregues para fortalecer a região pantaneira e central.

  3. Inocência: O município já avançou nas obras e o atendimento estará disponível no próximo mês (abril).

  4. Figueirão: Tratativas avançadas para ser a próxima sede da rede.


Estratégia de Gestão: Meta 2030

A expansão não é aleatória. Ela faz parte do Planejamento Estratégico da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), que estabeleceu 14 objetivos centrais para serem atingidos até 2030:

  • Interiorização: Levar o suporte especializado para cidades de pequeno e médio porte.

  • Escuta Protegida: Garantir que crianças e adolescentes também tenham depoimentos colhidos em ambientes lúdicos e seguros.

  • Integração: Parceria direta entre Governo do Estado e Prefeituras para custeio e manutenção dos espaços.


Tabela: Evolução das Salas Lilases em MS (2023-2026)

Período Unidades Inauguradas Status da Rede
Gestão Riedel (Desde 2023) 37 novas salas Expansão acelerada no interior
Somente em 2026 05 novas salas Foco em municípios de fronteira e rota bioceânica
Mês de Março/2026 04 novas salas Média de 1 entrega por semana
Total Atual (MS) 62 Unidades Meta de cobertura em 100% dos municípios

O Impacto no “Romper do Silêncio”

O secretário-executivo da Sejusp, Wagner Ferreira da Silva, destacou que a presença da Sala Lilás aumenta as estatísticas de denúncia não porque a violência cresceu, mas porque a confiança no sistema aumentou. Quando a mulher sabe que terá uma psicóloga, uma assistente social e um ambiente acolhedor à sua espera, o medo de procurar a delegacia diminui drasticamente.

Imagem: Divulgação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor. Desabilite seu bloqueador de Anúncios e Pop-UP para uma melhor experiência!