
Bulhõesdigital
O programa de qualificação para servidores municipais de Mato Grosso do Sul, idealizado por Valdir Couto de Souza Júnior durante sua presidência na Assomasul (Associação dos Municípios de MS), foi ampliado e agora abrange todos os 79 municípios do Estado. Inicialmente contemplando 33 cidades, a iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SED), que investiu R$ 6,5 milhões no projeto.
O lançamento da “Assomasul Gov MS 4.0” ocorreu nesta quinta-feira (11), na sede da Assomasul, com a presença do governador Eduardo Riedel e do apresentador Carlos Roberto Massa, o Ratinho, convidado de honra da cerimônia. A parceria entre a Assomasul e o Governo do Estado visa oferecer graduação e pós-graduação gratuita para os servidores municipais em áreas como gestão de contratos e licitações, autismo, alfabetização e letramento, e gestão do esporte e lazer.
O governador Eduardo Riedel destacou a importância da qualificação técnica para os servidores públicos municipais. “Essa parceria com a Assomasul é um exemplo de como o Estado pode apoiar as cidades em temas cruciais como gestão pública e atendimento a pessoas com autismo. A capacitação vai permitir uma melhor execução de políticas públicas e aprimorar a qualidade dos serviços prestados”, afirmou Riedel durante o evento.
O ex-presidente da Assomasul, Valdir Júnior ressaltou o impacto positivo do programa, que agora alcança todos os 79 municípios do estado. “Nosso objetivo sempre foi transformar a gestão pública por meio do conhecimento, e a ampliação deste programa só será possível com o apoio do Governo do Estado. Com ele, a capacitação chega a mais de 30 mil servidores municipais, o que contribuirá para um futuro melhor para os municípios e para a população”, afirmou Valdir.
O projeto, que teve sua primeira fase lançada no início de 2025, foi ampliado para incluir mais 44 cidades, totalizando 79 municípios atendidos. Entre os novos municípios contemplados com a capacitação estão Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá, Aquidauana, Paranaíba, Coxim, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste, Aparecida do Taboado, Costa Rica, Miranda, e vários outros.
A capacitação será realizada em parceria com a Faculdade Pólis Civitas, instituição credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). O formato dos cursos incluirá seminários presenciais, videoaulas, livros digitais, e materiais de apoio, além de tutoria especializada e webinários pedagógicos, oferecendo uma aprendizagem sequencial e interativa.
O apresentador Ratinho, que também é um entusiasta da causa do autismo, fez questão de participar do evento. “A capacitação sobre autismo é fundamental para que os servidores possam entender melhor como identificar e apoiar pessoas com transtornos do espectro autista”, afirmou o apresentador. “Mato Grosso do Sul dá exemplo para o Brasil ao investir na qualificação de seus servidores”, completou.
O programa “Assomasul Gov MS 4.0” surge como uma continuação da iniciativa “Assomasul Itaipu 4.0”, lançada em fevereiro de 2025, que atendia a 35 cidades da região Sul do Estado. Com a expansão, o programa garante que servidores de todas as regiões de Mato Grosso do Sul tenham acesso a qualificação de excelência, resultando em melhorias na gestão pública e no atendimento à população.
Imagem: Divulgação