Presidente do TJMS instala 3ª Vara Cível da comarca de Paranaíba

por blogdobolsao
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), desembargador Dorival Renato Pavan, instala em Paranaíba nesta segunda-feiraa 3ª Vara Cível da comarca.
A criação da nova vara atende a uma antiga reivindicação da comunidade local, fruto do engajamento de lideranças políticas e da advocacia organizada, que encaminharam o pedido ao TJMS.
A decisão foi oficializada em 21 de agosto, durante sessão do Órgão Especial do tribunal, quando também foram aprovadas novas varas em Campo Grande e Iguatemi. Segundo a administração presidida pelo desembargador Pavan, a medida busca reduzir a sobrecarga nas comarcas mais movimentadas e garantir maior agilidade na tramitação dos processos.
Em Paranaíba, a instalação da 3ª Vara Cível representa um reforço importante na estrutura do Judiciário local. Atualmente, o grande volume de ações tem ampliado o tempo de resposta das demandas. Com a nova unidade, a expectativa é de encurtar prazos e melhorar a qualidade do atendimento à população.
O juiz de Direito Plácido de Souza Neto destacou, em entrevista exclusiva ao grupo RCN 67, que a nova vara é resultado da mobilização dos poderes constituídos e de entidades como a OAB, o Ministério Público e a Defensoria Pública.
Segundo o magistrado, os números evidenciam a necessidade da ampliação:
“De acordo com o último censo, Paranaíba possui cerca de 19 mil domicílios, e atualmente tramitam entre 19 e 20 mil processos na comarca — praticamente um processo por casa. Isso sobrecarrega o Judiciário e torna mais lenta a solução dos litígios”, explicou.
Plácido Neto ressaltou ainda que a criação da nova unidade permitirá redistribuir os processos entre as varas, promovendo maior celeridade e efetividade na prestação jurisdicional.
“O cidadão que busca uma resposta do Judiciário precisa recebê-la em tempo razoável, sem aguardar demasiadamente para ver seu direito reconhecido”, concluiu o juiz.