Pedro Gomes realiza 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e reforça compromisso com o envelhecimento digno

Pedro Gomes deu um importante passo na construção de políticas públicas voltadas à terceira idade com a realização da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, ocorrida na manhã desta sexta-feira, (25) no Salão do CRAS. O evento reuniu representantes da sociedade civil, gestores públicos e conselheiros municipais em um momento de escuta, reflexão e planejamento para garantir um envelhecimento com mais dignidade, respeito e participação ativa dos idosos.
Com o tema “Envelhecimento e Democracia: União para Construir um País Mais Justo”, a conferência teve como objetivo principal levantar propostas que serão encaminhadas às etapas estadual e nacional, além de eleger dois delegados, um representante do poder público e outro da sociedade civil, que defenderão as ideias discutidas em Pedro Gomes nos próximos encontros.
Para a secretária de Assistência Social, Marislaine Targino, o momento representa não apenas um marco institucional, mas também um compromisso afetivo com a população idosa do município.
“Pra mim, é um motivo de muita alegria esse momento aqui. Essa primeira conferência é de grande importância, porque daqui vão sair muitos planos e ideias novas que vão alimentar as conferências estadual e nacional. Vêm coisas boas por aí, e a participação de todos é essencial”, destacou.
Responsável pela presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Julielton Targino, explicou que esta conferência marca a continuidade do trabalho iniciado com a eleição dos novos conselheiros no início do ano. Além disso, destacou a importância da presença da comunidade durante todo o evento, já que os participantes elegeriam os dois delegados que representarão o município. Julielton também reforçou que o envelhecimento da população é uma realidade próxima e crescente, o que exige desde já o planejamento e execução de políticas públicas efetivas.
Presente no evento, o prefeito Delegado Murilo enalteceu o papel da conferência como instrumento de construção coletiva e reforçou o compromisso da gestão com os idosos do município:
“Pedro Gomes vive um novo tempo, e isso passa por cuidar de quem construiu a nossa história. Essa conferência é um espaço de fala, de escuta e de ação. Vamos continuar valorizando os nossos idosos com respeito, dignidade e políticas públicas que olhem para o futuro com humanidade”. Finalizou o Prefeito.
A conferência foi promovida pela Prefeitura Municipal de Pedro Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio do CMDI, (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa). A programação contou com debates, grupos de trabalho e a construção coletiva de propostas que visam ampliar o acesso a direitos, serviços e oportunidades para quem já fez tanto pela cidade.