Camapuã-FigueirãoCanaisDestaques

MOYSÉS ARAÚJO GALVÃO, HERÓI DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 32.

EM 1930, UM MOVIMENTO POLÍTICO-MILITAR DEPÔS WASHINGTON LUÍS, PRESIDENTE DO BRASIL E EMPOSSOU GETÚLIO VARGAS NO GOVERNO PROVISÓRIO, COLOCANDO UM PONTO FINAL NA REPÚBLICA VELHA DO CAFÉ COM LEITE, LIDERADA PELOS PAULISTAS E MINEIROS.
OS PAULISTAS DESCONTENTES, EM 1932, ORGANIZARAM UM MOVIMENTO ARMADO PARA DESTITUIR O GOVERNO PROVISÓRIO. RECEBERAM ADESÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL E MATO GROSSO DO SUL. ESTAVA FORMADA A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA QUE DURANTE TRÊS MESES REALIZOU SANGRENTAS BATALHAS, ONDE , APROXIMADAMETE, MIL VALOROSOS COMBATENTES MORRERAM EM CUMPRIMENTO DO DEVER.
A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, TINHA COMO OBJETIVOS DERRUBAR O GOVERNO PROVISÓRIO DE VARGAS, CONVOCAR UMA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE, ELABORAR UMA CONSTITUIÇÃO, REALIZAR ELEIÇÕES PARA PRESIDENTES, GOVERNADORES E CONQUISTAR AUTONOMIA PARA OS ESTADOS.
QUERO ENALTECER, COM ORGULHO NESTA REVOLUÇÃO, O APOIO E A BRAVURA DOS GARIMPEIROS DE ROCHEDO, QUE REPRESENTADOS POR JOAQUIM d’ALMEIDA FORMARAM O BATALHÃO ANTÔNIO JOÃO, COMANDADO PELO CAPITÃO JOÃO PESSOA CAVALCANTI. ENTRE ESSES GARIMPEIROS ESTAVA O INTRÉPIDO JOVEM MOYSÉS ARAÚJO GALVÃO, AQUELE QUE MAIS TARDE SERIA MEU PAI E FUNDADOR DA CIDADE DE FIGUEIRÃO. NA LINHA DE FRENTE, MOSTROU A FIBRA DOS GALVÃO SE DESTACANDO PELO ATO DE BRAVURA, ENFRENTANDO TÁTICAS MILITARES, CANHÕES, GRANADAS E METRALHADORAS. O BATALHÃO ANTÔNIO JOÃO, PÔS EM DEBANDADA AS TROPAS FIÉIS AO GOVERNO DE VARGAS, NAS PROXIMIDADES DE COXIM.
O SANGUE DOS CONSTITUCIONALISTAS NÃO FOI EM VAO. PERDERAM A LUTA ARMADA, MAS VENCERAM A LUTA IDEOLÓGICA. EM 1933, GETÚLIO VARGAS CONVOCOU UMA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE, PROMULGOU UMA CONSTITUIÇÃO E EM 1934, HOUVE ELEIÇÕES.
Professor Admar de Araújo. Historiador Figueirãoense.
“Arrancando defuntos das covas”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor. Desabilite seu bloqueador de Anúncios e Pop-UP para uma melhor experiência!