Costa RicaDestaquesGeral

Intercâmbio técnico: Comitiva de Costa Rica visita Amambai para conhecer projetos de piscicultura e erva-mate

Bulhõesdigital

O secretário municipal de Agricultura de Costa Rica, Fernando Barbosa Martins, acompanhado de sua assessoria técnica, cumpriu agenda institucional em Amambai nesta segunda-feira (19 de outubro de 2026). Recebida pelo prefeito Sérgio Barbosa e pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (SEAGRI), a comitiva percorreu estruturas produtivas e ambientais do município do Cone Sul sul-mato-grossense.

A visita técnica buscou o intercâmbio de experiências e o estudo de viabilidade para a replicação de tecnologias de piscicultura intensiva e viveiros comunitários na região Norte do Estado.

 Fatos Rápidos do Intercâmbio Técnico

Item Detalhe
Município Visitado Amambai (MS) – Distante ~747 km de Costa Rica
Data da Agenda Segunda-feira, 19 de outubro de 2026
Liderança de Costa Rica Fernando Barbosa Martins (Secretário Municipal de Agricultura)
Anfitriões em Amambai Sérgio Barbosa (Prefeito) e Rafael Escobar (Coordenador da SEAGRI)
Projetos Visitados Frigorífico de peixes, tanques elevados de piscicultura e viveiro de erva-mate
Localização do Viveiro Aldeia Amambai (Produção indígena de mudas de erva-mate)

 Cadeia Produtiva da Piscicultura e Erva-Mate

A agenda em Amambai focou em modelos de diversificação para a agricultura familiar e agronegócio de pequeno porte:

  • Processamento de Pescado: A equipe de Costa Rica inspecionou as instalações e os fluxos de inspeção do frigorífico de peixes local, analisando a viabilidade econômica do abate e comercialização da piscicultura regional.

  • Tecnologia de Tanques Elevados: Foi apresentado o sistema de criação de peixes em tanques elevados, modelo que otimiza a utilização de água, melhora o controle sanitário e amplia a produtividade em áreas reduzidas.

  • Etnodesenvolvimento na Aldeia Amambai: A comitiva conheceu o viveiro de produção de mudas de erva-mate instalado na comunidade indígena, observando o manejo técnico e o potencial de integração sociocultural com o meio ambiente.

Imagem: Divulgação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor. Desabilite seu bloqueador de Anúncios e Pop-UP para uma melhor experiência!