
Bulhõesdigital
O Corinthians mostrou na noite desta quarta-feira (10) porque é uma equipe talhada para o mata-mata. Ativando o chamado “Modo Copa”, o time comandado por Dorival Júnior venceu o Cruzeiro por 1 a 0 no Mineirão, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. O holandês Memphis Depay foi o autor do gol que garantiu a vantagem alvinegra.
Além do passo importante rumo à final, a vitória teve um sabor especial: o Timão quebrou um incômodo tabu de 11 anos sem vencer a Raposa em seus domínios.
O Jogo: Eficiência x Pressão
A partida começou elétrica. Mesmo fora de casa, o Corinthians não se intimidou e exigiu defesa de Cássio – hoje vestindo azul – logo aos cinco minutos. O Cruzeiro, empurrado pela torcida, equilibrou as ações explorando as costas da defesa com passes para Arroyo e Kaio Jorge.
Quando o time da casa parecia dominar o meio-campo, brilhou a estrela internacional do ataque corintiano. Aos 21 minutos, após cruzamento de Carillo e um desvio inteligente de Yuri Alberto, a bola sobrou para Memphis Depay. O camisa 94 não desperdiçou e, de cabeça (completando de pé esquerdo), silenciou o Mineirão: 1 a 0.
Segundo Tempo: Jogo Mental e Muralha Hugo
Na etapa final, o Cruzeiro de Leonardo Jardim se lançou ao ataque. Foi aí que apareceu a figura de Hugo Souza. O goleiro operou milagres, especialmente aos 15 minutos, quando a defesa corintiana precisou bloquear uma sequência de finalizações à queima-roupa.
Percebendo a pressão, o Corinthians mudou a chave. A equipe apostou na “catimba”, esfriando o jogo, valorizando a posse de bola e travando o ritmo com faltas táticas. As entradas de Rodrigo Garro e Charles ajudaram a controlar o meio-campo, desestabilizando emocionalmente o Cruzeiro, que terminou a partida apático e sem conseguir furar o bloqueio alvinegro.
Cenário para a Volta
Com o resultado, o Corinthians joga por qualquer empate no duelo de volta, marcado para o próximo domingo (14), às 18h, na Neo Química Arena. Ao Cruzeiro, resta vencer por dois gols de diferença para classificar direto, ou por um gol para levar a decisão aos pênaltis.
Na outra chave, Vasco e Fluminense começam a decidir a vaga nesta quinta-feira.
Imagem: Divulgação




