DestaquesEventosGeralParanaiba e Aparecida do Taboado

Evento em Paranaíba discute novas estratégias para gestão das águas na bacia do rio Paranaíba

Bulhõesdigital

Nesta segunda-feira (7), o município de Paranaíba foi palco de uma consulta pública presencial promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Santana e Aporé (CBH Santana e Aporé). O encontro teve como foco apresentar propostas de enquadramento dos corpos hídricos da região e debater o plano de ação do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (PIRH Paranaíba).

O PIRH Paranaíba, aprovado originalmente em 2013, tem como objetivo subsidiar a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e orientar a gestão integrada e sustentável da bacia. Passada uma década, as mudanças no cenário ambiental, social e institucional da região motivaram a revisão das estratégias, incorporando avanços e novas demandas identificadas ao longo dos anos.

Um dos principais pontos abordados no evento foi o enquadramento dos corpos de água em classes de uso. Essa medida busca garantir qualidade adequada da água para os usos mais exigentes, reduzir os custos com ações corretivas de combate à poluição e estabelecer parâmetros mais justos para outorga e cobrança pelo uso da água.

Importância estratégica do rio Paranaíba

O rio Paranaíba desempenha papel vital para a Região Hidrográfica do rio Paraná, sendo um dos principais corpos hídricos da região central do Brasil. Sua bacia abrange áreas nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, ocupando aproximadamente 2,6% do território nacional, com área de drenagem de 223 mil km².

Por estar localizada entre os biomas Cerrado e Mata Atlântica, a bacia do Paranaíba abriga ecossistemas variados e relevantes para a biodiversidade do país. Além disso, é fundamental para o abastecimento humano, produção agropecuária, geração de energia e atividades industriais.

A bacia está dividida em nove Unidades de Gestão Hídrica (UGHs), cada uma com seu respectivo Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH). Já o CBH Paranaíba atua como colegiado interestadual, promovendo o diálogo entre os entes federativos sobre questões comuns de gestão dos recursos hídricos na bacia.

O encontro em Paranaíba reforça a importância da participação social e do planejamento técnico na construção de soluções para garantir o uso sustentável das águas, respeitando as necessidades atuais sem comprometer o futuro da região.

Imagem: Divulgação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor. Desabilite seu bloqueador de Anúncios e Pop-UP para uma melhor experiência!