Costa Rica estreia em novas modalidades e disputa os Jogos da Juventude de MS com delegação de 45 integrantes

Bulhõesdigital
Com espírito esportivo e confiança renovada, o município de Costa Rica marca presença nos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul, que acontecem de 25 a 28 de julho, em Campo Grande. A delegação costarriquense é composta por 45 integrantes, sendo 39 jovens atletas e 6 membros da comissão técnica, prontos para representar a cidade em cinco modalidades: natação, badminton, atletismo, tênis de mesa e xadrez.
Este ano, Costa Rica estreia com entusiasmo em duas modalidades: xadrez e tênis de mesa. A inclusão dessas categorias reflete o fortalecimento e a diversificação do esporte local, ampliando as oportunidades para que mais jovens participem e descubram seus talentos.
A participação da delegação tem o apoio da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Educação (Semed) e Esporte e Cultura, que não medem esforços para incentivar o desenvolvimento esportivo no município. “Mais do que buscar medalhas, queremos proporcionar experiências que transformam vidas”, destacam os organizadores.
Integração, superação e aprendizado
Os Jogos da Juventude de MS reúnem cerca de 3,4 mil atletas, com idades entre 12 e 14 anos, vindos de 52 municípios sul-mato-grossenses. A competição está dividida em três blocos de modalidades e, nesta primeira fase, os destaques são para natação e badminton.
Mais do que uma competição, os jogos têm o propósito de estimular a prática esportiva no ambiente escolar, incentivando a participação dos estudantes, o fortalecimento da cidadania e a construção de valores como respeito, solidariedade e disciplina. O evento também funciona como etapa classificatória para os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), que acontecerão em Uberlândia (MG), entre os dias 5 e 28 de outubro.
Organização e impacto social
Promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), o evento tem se consolidado como um dos mais importantes no calendário escolar esportivo do estado.
A delegação de Costa Rica carrega não apenas o sonho de subir ao pódio, mas também o orgulho de representar uma cidade que acredita no esporte como ferramenta de transformação. A expectativa é que, mais do que troféus, os atletas levem na bagagem amizades, aprendizados e o desejo de continuar trilhando caminhos de dedicação e sucesso.
Imagem: Divulgação