DestaquesGeral

Contran aprova fim da obrigatoriedade de autoescolas e custo da CNH pode cair até 70%

Bulhõesdigital

Uma decisão histórica do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), aprovada nesta segunda-feira (1º), promete revolucionar o processo de habilitação no Brasil. O órgão determinou o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas para quem deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A medida, que passa a valer em todo o território nacional assim que for publicada no Diário Oficial da União, tem um objetivo claro: baratear o processo. Segundo estimativas do Ministério dos Transportes, a economia para o bolso do cidadão pode chegar a 70%.

O que muda na prática? Pelas novas regras, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) não deixam de existir, mas tornam-se opcionais. O candidato poderá cursar as aulas teóricas de forma online e gratuita.

Na parte prática, a mudança é ainda mais drástica. A carga horária mínima exigida despenca de 20 horas para apenas 2 horas. Além disso, as aulas de direção poderão ser realizadas com instrutores autônomos e utilizando carro próprio, desde que o veículo esteja com a manutenção e documentação rigorosamente em dia.

Imagem: Divulgação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor. Desabilite seu bloqueador de Anúncios e Pop-UP para uma melhor experiência!