Contas do exercício 2017 de responsabilidade do ex-prefeito Robinho Samara são reprovadas pela Câmara Municipal

Após mais de 9 horas de sessão ordinária, realizada nesta segunda-feira, 25 de agosto de 2025, a Câmara Municipal de Aparecida do Taboado apreciou e aprovou, por maioria de votos dos senhores vereadores, o Projeto de Decreto Legislativo nº 03/2025, que referenda a manutenção do Parecer Prévio Contrário do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) sobre as contas de governo do exercício financeiro de 2017, sob responsabilidade do ex-prefeito José Robson Samara Rodrigues de Almeida.
O Tribunal de Contas, por meio do Parecer Prévio PA00 – 172/2024, processo TC/MS: TC/2642/2018, apontou diversas irregularidades que comprometeram a transparência, a conformidade e a credibilidade da gestão pública no período analisado.
Entre as irregularidades estão o envio de documentos e informações fora dos prazos estabelecidos; Inconsistências que afetaram a precisão dos dados financeiros; Falhas no portal da transparência; Inconsistências em pagamentos realizados; Divergências no saldo de bens patrimoniais; Problemas no balanço patrimonial consolidado; Ausência de notas explicativas; Entre outras falhas diversas, que, em conjunto, comprometeram a lisura das contas de governo.
Após leitura, discussão e votação em plenário, os vereadores decidiram por 7 votos favoráveis e 4 votos contrários, acompanhar o parecer do TCE/MS, mantendo a reprovação das contas do exercício de 2017.
Votaram a favor os parlamentares (Amanda da Saúde, Dra. Amanda Tolentino, Cláudia Padim, Edson Pinduca, Jucleber Bim, Patrícia da Saúde e Ber Galter). Contrários, foram os seguintes vereadores (Gilsinho do Binega, Marcelo Jardineiro, Matheus Costa e Mauro Sampaio).
A decisão reflete o compromisso do Legislativo Municipal com a transparência, a fiscalização e a correta aplicação dos recursos públicos, reafirmando seu papel de zelar pelo interesse coletivo e pela boa gestão administrativa.
.folhaintegracao.com