Assembleia aprova nome de Sérgio de Paula para o TCE com apenas um voto contrário

Bulhõesdigital
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou a indicação de Sérgio de Paula, 66 anos, para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A aprovação ocorreu na manhã desta terça-feira (18), com a nomeação sendo publicada em edição extra do Diário Oficial pelo governador Eduardo Riedel (PP), e a posse marcada para as 16h desta quarta-feira (19).
A indicação de Sérgio de Paula, que assume a vaga deixada pela aposentadoria compulsória de Jerson Domingos, foi avalizada por 23 dos 24 deputados estaduais.
Único voto contra e críticas ao processo
A única exceção no placar foi o deputado João Henrique Catan (PL). Em discurso, o parlamentar criticou a rapidez do processo, a qual chamou de “Vapt Vupt”, lamentando a ausência de sabatina e de verificação rigorosa do currículo e documentos do novo conselheiro.
“O processo seguiu em ritmo acelerado, comedido a parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e votação em plenário em menos de uma semana, sem a realização das arguições e verificações que são tradição em dessa periodicidade porte e relevância”, declarou o deputado.
Perfil e domínio do PSDB no TCE
Sérgio de Paula é ex-bancário, com 16 anos de carreira no Banco Real, e possui formação em Ciências Contábeis. Ele foi secretário municipal de Fazenda de Dourados e, mais recentemente, presidiu o diretório regional do PSDB entre 2019 e 2022.
Com a posse de De Paula, o PSDB passará a dominar o Tribunal de Contas, contando com quatro membros. Os outros conselheiros com ligação tucana são Waldir Neves Barbosa, Márcio Campos Monteiro e o presidente Flávio Kayatt.
Estima-se que o novo conselheiro terá rendimentos brutos de R$ 124 mil, com base na remuneração de seu antecessor, Jerson Domingos.
Imagem: Divulgação





