Bulhõesdigital
Mato Grosso do Sul está sob alerta para chuvas intensas, e a previsão indica a chegada de uma nova frente fria que causará uma queda brusca nas temperaturas, algo incomum para o mês de outubro.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para os 79 municípios do Estado, válido até as 10 horas da manhã desta terça-feira (28). O aviso prevê acumulados de chuva de até 100 mm por dia, acompanhados de ventos intensos que podem atingir 100 km/h.
Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS, a instabilidade é causada pelo encontro de uma frente fria com o transporte de ar quente e úmido.
Esse choque ficou evidente no último fim de semana: no sábado (25), várias cidades registraram quase 40ºC (como Miranda, com 39,6ºC), seguido por um grande volume de chuva que, somado, chegou a 750 mm em todo o Estado.
Acumulado de chuva (mm) no fim de semana:
- Bela Vista: 130,1 mm
- Maracaju: 93,2 mm
- Ponta Porã: 66,1 mm
- Ivinhema: 60,6 mm
- Amambai: 56,2 mm
- Campo Grande: 50,5 mm
Previsão da Semana
O tempo chuvoso não deve dar trégua. Após uma segunda-feira (28) com chuvas generalizadas, a previsão para esta terça-feira (29) é de tempo com bastante nebulosidade, poucas aberturas de sol e possibilidade de chuvas intensas e tempestades na região centro-sul do estado.
Nova Frente Fria
Entre a quarta-feira (30) e a quinta-feira (31), o avanço de uma nova frente fria deve fechar ainda mais o tempo, com possibilidade de tempestades, especialmente nas regiões sul e sudeste.
O destaque é a queda acentuada na temperatura: as mínimas podem chegar a 14ºC, um valor considerado incomum para este período da Primavera.
Na Capital, a previsão para (30 e 31) indica mínimas de 18ºC e máximas que não passam dos 26ºC.
Imagem: Divulgação





