CanaisDestaquesPolítica

Abertura do 3º Congresso dos Municípios de MS destaca parceria institucional e fortalecimento do municipalismo com foco em inovação e sustentabilidade

por 

Aconteceu nesta segunda-feira (20), em Campo Grande, a abertura oficial do 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul. O evento contou com a presença de aproximadamente 69 prefeitos e começou com uma série de discursos inspiradores que convergiram para um tema central: a imperativa necessidade de cooperação entre os diferentes níveis federativos e as instituições parceiras para impulsionar o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida nas cidades sul-mato-grossenses.

A cerimônia de abertura reuniu uma plateia expressiva de prefeitos, gestores públicos, autoridades estaduais e representantes de entidades de classe, todos unidos pelo propósito de construir um futuro mais próspero para os municípios do estado.

O diretor-superintendente do Sebrae/MSCláudio Mendonça, subiu ao palco para ressaltar o papel estratégico e multifacetado da instituição. Mendonça detalhou o trabalho do Sebrae no fomento ao empreendedorismo local, na promoção da inovação e no fornecimento de apoio técnico e consultoria especializada às administrações municipais. Ele fez questão de reforçar a parceria sólida e duradoura entre o Sebrae e a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), descrevendo-a como um alicerce para a construção de soluções que impulsionam o desenvolvimento regional de forma equilibrada e inclusiva.  

“Cada ação voltada ao pequeno negócio é um investimento direto no crescimento das cidades e no fortalecimento da economia local. O papel do Sebrae é estar ao lado dos municípios, ajudando a construir condições para que o pequeno negócio prospere e, com ele, todo Mato Grosso do Sul avance”, destacou Cláudio. 

Já o governador Eduardo Riedel, em sua fala, demonstrou um compromisso inabalável do Governo do Estado em ser um parceiro ativo e estratégico dos municípios. Ainda, enfatizou a importância da parceria da Assomasul e do Sebrae em fortalecer as políticas públicas. Ele enfatizou que o apoio estadual é fundamental para que as administrações locais possam buscar eficiência e excelência na prestação de serviços públicos essenciais à população. Riedel reforçou a crença de que o municipalismo, com sua proximidade com os cidadãos e suas demandas específicas, é a via mais eficaz para transformar realidades e para que as políticas públicas alcancem verdadeiramente quem mais precisa.

“A Assomasul está trazendo eficiência e qualidade às políticas públicas. O diferencial de Mato Grosso do Sul é o diálogo: entender as prioridades dos municípios, respeitar a diversidade e garantir representatividade. É por isso que o Estado tem avançado e obtido bons resultados”, afirmou o governador.

O presidente da Assomasul Thalles Tomazelli, reforçou a importância de uma gestão pública que vai além de indicadores e números, colocando as pessoas no centro das decisões. Em sua manifestação, a entidade destacou o compromisso de valorizar, capacitar e motivar servidores, prefeitos e equipes municipais, reconhecendo o papel essencial de cada profissional na construção de cidades mais fortes e eficientes.

“Gestão pública eficiente não é só números — é sobre pessoas: servidores, prefeitos e equipes que enfrentam desafios todos os dias. Na Assomasul, trabalhamos para valorizar, capacitar e motivar quem faz a gestão pública acontecer. Porque não existe prefeitura forte sem servidor comprometido.”

O Congresso, que se desenrola nos próximos dias, promete ser um espaço privilegiado para a troca de experiências, a apresentação de boas práticas e a formulação de propostas concretas para o aprimoramento da gestão pública municipal. Martha Gabriel, Clóvis de Barros Filho e o Governador Eduardo Riedel, são os palestrantes em destaque do 2º dia de Congresso.

Confira nossa programação completa!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor. Desabilite seu bloqueador de Anúncios e Pop-UP para uma melhor experiência!