Participação Popular: 6ª Conferência Municipal de Saúde de Figueirão convoca população para debater melhorias no SUS nesta quinta-feira

Bulhõesdigital
A população de Figueirão terá um canal direto de voz para ajudar a ditar os rumos do atendimento médico, exames e distribuição de remédios no município. Organizada de forma conjunta pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde, acontece nesta quinta-feira, 25 de junho de 2026, a 6ª Conferência Municipal de Saúde.
O encontro público será sediado no plenário da Câmara Municipal de Figueirão, funcionando em dois turnos (matutino e vespertino) para garantir a máxima participação dos moradores.
O que é a Conferência e Quem Pode Participar?
Diferente de uma audiência pública comum de prestação de contas, a Conferência Municipal é um espaço paritário e deliberativo. Isso significa que as decisões tomadas e votadas no evento servem como base obrigatória para o planejamento do Plano Municipal de Saúde dos próximos anos.
O evento é aberto e estruturado para reunir quatro grandes grupos da sociedade:
-
Usuários do SUS: Cidadãos comuns que utilizam os postos de saúde, hospitais e farmácia básica;
-
Profissionais de Saúde: Médicos, enfermeiros, técnicos, agentes comunitários de saúde (ACS) e de endemias;
-
Gestores Públicos: Diretores e secretários da administração municipal;
-
Sociedade Civil: Representantes de associações de bairros, sindicatos e entidades religiosas.
Sob o lema nacional “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do povo é cuidar do Brasil”, o grupo vai diagnosticar os atuais problemas da saúde em Figueirão, propor soluções práticas de curtíssimo prazo e eleger os delegados que levarão as propostas locais para as etapas Estadual e Nacional de Saúde.
Programação e Serviço do Evento
A organização estruturou a conferência para ocupar o dia todo, dividindo as atividades entre palestras de eixos temáticos e oficinas de votação das propostas.
-
Data: Quinta-feira, 25 de junho de 2026;
-
Local: Plenário da Câmara Municipal de Figueirão – MS;
-
Horário da Manhã: Das 7h às 11h (Abertura oficial, leitura do regimento e palestras);
-
Horário da Tarde: Das 13h às 17h (Grupos de trabalho, formulação de propostas e eleição de delegados);
-
Entrada: Livre e gratuita para todos os moradores da sede, distritos e zona rural.
Imagem: Divulgação





