Última chamada: Prazo para declaração de rebanho em MS termina hoje (1º) e não será prorrogado

Bulhõesdigital
Termina nesta segunda-feira, 1º de dezembro, o prazo para os produtores rurais de Mato Grosso do Sul realizarem a atualização cadastral e a declaração obrigatória de rebanhos. A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) foi taxativa: não haverá prorrogação.
A medida vale para detentores de bovinos, bubalinos, equinos, aves, suínos e até animais aquáticos e abelhas. Quem perder a data limite enfrentará problemas burocráticos imediatos, sendo o principal deles o bloqueio na emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento indispensável para o transporte e comércio da produção.
Como fazer agora? Para quem deixou para a última hora, o procedimento pode ser feito de forma ágil pela internet, através do portal e-SANIAGRO (no site da Sefaz). Quem preferir ou tiver dificuldades com o sistema online, ainda pode procurar atendimento presencial nas unidades locais da Iagro durante o expediente de hoje.
Segundo Daniel Ingold, diretor-presidente da Agência, a declaração é uma ferramenta de segurança de mercado. “Vamos manter o Estado como referência nacional em sanidade animal”, destacou. Além do rebanho, nesta etapa o produtor também pode registrar a vacinação contra brucelose.
Imagem: Divulgação






