DestaquesGeralSaúde

Dezembro Vermelho: Com lei estadual e alerta para jovens, MS intensifica luta contra a Aids

Bulhõesdigital

Começa nesta segunda-feira (1º) a mobilização oficial do “Dezembro Vermelho” em Mato Grosso do Sul. Instituída pela Lei nº 5.684/2021, de autoria do deputado estadual Zé Teixeira (2º vice-presidente da ALEMS), a campanha ganha força diante de dados que ainda preocupam as autoridades sanitárias: o estado apresenta uma taxa de 20,7 casos de Aids por 100 mil habitantes, figurando como o 9º maior índice do Brasil.

Segundo o Boletim Epidemiológico 2024/2025, embora a mortalidade tenha caído quase 8% na última década, o vírus continua fazendo vítimas. Em 2024, foram registrados 162 óbitos e 321 novos casos da doença em solo sul-mato-grossense.

Desafio entre os jovens A legislação estadual garante a perenidade das ações de conscientização, mas o perfil dos novos infectados exige estratégias específicas. A maior parte das novas infecções concentra-se na faixa etária de 15 a 29 anos. Para Zé Teixeira, o avanço da medicina criou uma falsa sensação de segurança. “Os avanços no tratamento são uma conquista, mas ninguém pode ficar descuidado. O jovem precisa entender que prevenção continua sendo essencial”, alertou o parlamentar.

Atualmente, 11,2 mil pessoas vivem com HIV no estado recebendo tratamento pelo SUS. O Brasil cumpre metas importantes da ONU (como diagnóstico e supressão viral), mas ainda busca ampliar a adesão ao tratamento contínuo para erradicar a doença como problema de saúde pública.

Imagem: Divulgação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor. Desabilite seu bloqueador de Anúncios e Pop-UP para uma melhor experiência!