
Bulhõesdigital
disputando muito mais do que o troféu continental. Segundo um levantamento inédito do Bolavip Brasil, o jogo de hoje consolida oficialmente este clássico como o mais recorrente em decisões de títulos na história do futebol nacional.
Esta será a quinta vez que cariocas e paulistas ficam frente a frente em uma final oficial. Com isso, o confronto supera rivalidades históricas que lideravam o ranking com três decisões cada, como Bahia x Santos, Cruzeiro x São Paulo e Cruzeiro x Palmeiras.
A consolidação da hegemonia Até pouco tempo atrás, o cenário era diferente. A primeira decisão entre os clubes ocorreu na Copa Mercosul de 1999. Depois disso, houve um hiato de duas décadas. A rivalidade mudou de patamar a partir de 2021, transformando o duelo no grande protagonista do futebol sul-americano.
Desde a “guinada” em 2021, as equipes decidiram a Supercopa do Brasil duas vezes (2021 e 2023) e agora se enfrentam pela segunda vez em uma final de Libertadores (a anterior foi em 2021).
Reis de Copas O estudo, que analisou 110 finais e 76 duelos diferentes, também aponta o domínio individual das duas equipes contra rivais brasileiros:
-
Flamengo: 26 finais disputadas contra brasileiros (15 títulos).
-
Palmeiras: 24 finais disputadas contra brasileiros (17 títulos).
Imagem: Divulgação






