AgronegóciosCosta RicaDestaquesGeral

Proprietários de imóveis rurais com menos de 25 hectares têm prazo até novembro para georreferenciamento

Bulhõesdigital

A partir do dia 20 de novembro de 2025, todos os donos de imóveis rurais com menos de 25 hectares terão a obrigação de realizar o georreferenciamento e a certificação de suas propriedades junto ao Incra. A medida é necessária para que os imóveis possam ser vendidos, doados, financiados ou parcelados, garantindo segurança jurídica e organização na administração das áreas rurais.

O georreferenciamento utiliza tecnologia GNSS para identificar as coordenadas precisas do imóvel, descrevendo suas dimensões e localização. Já a certificação é o processo formal que assegura que não há sobreposição com outras propriedades e confirma que as normas do Incra foram cumpridas.

Somente profissionais credenciados pelo Incra podem realizar o georreferenciamento, incluindo engenheiros agrimensores, engenheiros cartógrafos e outros técnicos habilitados. Profissionais de áreas correlatas podem ampliar suas atribuições por meio de cursos específicos e solicitar credenciamento junto ao órgão.

A utilização de drones ganha destaque com a introdução da segunda edição do Manual Técnico para Georreferenciamento, que inclui métodos modernos como a aerofotogrametria. Todas as tecnologias empregadas devem seguir normas técnicas e regulamentações específicas.

O cumprimento desses procedimentos é fundamental para evitar problemas legais, garantindo que negócios envolvendo os imóveis sejam realizados com segurança e transparência.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial do Incra: https://sigef.incra.gov.br.

Imagem: Divulgação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor. Desabilite seu bloqueador de Anúncios e Pop-UP para uma melhor experiência!