
O programa, lançado em 11 de julho em Campo Grande, busca melhorar a gestão pública e criar oportunidades de negócios. O governador Eduardo Riedel destacou a importância de uma boa gestão para reduzir desigualdades. A Prefeitura de Costa Rica também receberá apoio em áreas como compras públicas e educação empreendedora e outras. O projeto tem como objetivo conectar diferentes setores do município para promover um ambiente favorável ao empreendedorismo.
O “Projeto Cidade Empreendedora de Excelência” abrange 10 áreas principais, como gestão municipal, lideranças locais, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo na escola, inclusão produtiva, marketing territorial, cooperativismo e crédito, e inovação e sustentabilidade. Ele visa transformar os municípios em lugares mais prósperos, oferecendo consultorias para otimizar a gestão e desenvolver pequenos negócios. Os benefícios incluem o desenvolvimento econômico local, melhoria da gestão pública e fortalecimento dos negócios pequenos.
No caso de Costa Rica, o Sebrae está ajudando a fortalecer o comércio e a agricultura familiar, como o Projeto Riquinho, que ensina educação ambiental e promove trocas de produtos e outras iniciativas. O projeto é vital para o desenvolvimento socioeconômico e geração de oportunidades na região.